Diagnóstico Precoce para HIV /Aids no município de Nova Friburgo




No dia 9 de novembro, terça feira, foi lançada a campanha de Diagnóstico Precoce para HIV /Aids no município de Nova Friburgo. A iniciativa, pioneira no estado do Rio de Janeiro, é promovida pela Pastoral da Aids da Diocese de Nova Friburgo em parceria com a Gerência de Vigilância em Saúde do município. Com o projeto, toda a população que se dirigir ao Posto de Saúde no período de 16 a 19 deste mês, receberá diversas orientações sobre o assunto e ainda poderá realizar exame de sangue gratuito, que detectará ou não ao presença do vírus HIV.


A solenidade foi conduzida pelo coordenador da Pastoral de Comunicação do Vicariato Sede da Diocese de Nova Friburgo, jornalista José Duarte e contou com a presença de representantes de diversos setores. De acordo com o vigário paroquial da Catedral São João Batista, Padre Marcus Vinícius, que representou o Bispo Dom Edney Gouveia Mattoso, a campanha não tem apenas o interesse de prevenir, mas também de conscientizar as pessoas. “Que nós possamos ser a voz da consciência. Cada pessoa humana é digna, independente de suas condições. Esse programa mostra que Igreja e Estado podem se unir em prol da vida, sem perder sua identidade”.


O secretário municipal de Saúde, Egídio Bonin de Azevedo, garantiu que não faltará apoio à iniciativa. “Sei da importância e do esforço de todos e a secretaria não medirá esforços para que esse trabalho seja desenvolvido”. A coordenadora do programa DST/Aids da cidade, Teresa Polo, enfatizou esse trabalho pioneiro e que o diagnóstico aconteça junto à credibilidade da Igreja Católica.

Ana Carolina, coordenadora do Regional Leste 1, mostrou o quanto os soropositivos necessitam de amor e que os agentes da pastoral vão aonde a saúde não vai”. O novo coordenador da Pastoral da Aids na diocese de Nova Friburgo, Pe. Édio Nascimento comentou que a Aids é também uma questão social “O medo que as pessoas têm não é do vírus, da enfermidade em si. O medo é do preconceito que elas irão enfrentar”. Os profissionais de saúde estarão prontos para atender a todos aqueles que quiserem saber a sua sorologia. O exame é gratuito e sigiloso.




Comentários

Postagens mais visitadas