Retiro do Regional reflete sobre o Ser e o Agir do Agente da Pastoral da Aids

Entre os dias 7 e 9 de fevereiro, o Regional Leste 1 promoveu o seu retiro anual na Casa de Formação São José, em Xérem, Duque de Caxias/RJ. Com o tema "O Ser e o Agir do Agente da Pastoral da Aids à Luz da Palavra de Deus", o encontro contou com a participação de Dom Luiz Antônio Ricci, bispo auxiliar na Arquidiocese de Niterói, como pregador. Padre Agnaldo Luiz de Castro, da paróquia Nossa Senhora das Graças (Diocese de Duque de Caxias) e assessor da Pastoral da Aids no Regional, também esteve presente.


A programação contemplou palestras, desertos para a meditação pessoal, a realização de ofícios divinos e da Via Sacra, momentos de convivência e descanso e, como não pode faltar, a Santa Missa e o envio.


Em suas pregações, Dom Luiz Antônio convocou os agentes a refletirem sobre aquilo que procuram em suas vidas e serviços pastorais, indicando a necessidade de reverem como anda seu próprio terreno para que sementes possam efetivamente germinar e dar frutos. Nessa busca pessoal, ao se retirar, há necessidade de uma limpeza que leve ao reencontro com o primeiro amor, que não se pode perder de vista. Assim também, a sede de Deus não deve esmorecer ao longo da caminhada; quanto maior a fé, maior será essa sede, e aí está sua beleza.


Em seguida, citando Tomé e seu desejo de tocar as feridas de Nosso Senhor Jesus Cristo, Dom Luiz ressaltou a necessidade do agente tocar e curar suas feridas para contribuir para cura do mundo. Destacou que não é possível um Cristo sem cruz e que para professar a fé é preciso ir ao encontro das feridas dos irmãos. Considerando o contexto brasileiro, o bispo também falou sobre o desequilíbrio em que a sociedade se encontra e pregou sobre as virtudes cardinais e teologais como caminho para a elevação do Ser e do Agir do agente da Pastoral da Aids.


Participaram do retiro representantes de cinco arqui/dioceses: Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu, Nova Friburgo e Petrópolis. A Casa de Formação São José, gerida pela congregação Irmãs Dimesse Filhas de Maria Imaculada, recebeu um evento da Pastoral da Aids - Regional Leste 1 pela primeira vez, e no encerramento do retiro as irmãs presentearam o grupo com uma fala emocionante sobre a acolhida de uma pastoral de fronteira.


 
| Mais fotos estão disponíveis no perfil da Pastoral da Aids - Regional Leste 1. |

Comentários

Postagens mais visitadas